quarta-feira, abril 14, 2004

O mais vezes campeão do Estado !
[ categoria: estatística !]

Joinville e Figueirense são os legítimos mais vezes campeões em SC
Em novembro de 2002 o corneteiro-mor da escória avaiana - Miguelito - deixa transparecer sua maior preocupação: o Avaí pode deixar de ser o mais vezes campeão no Campeonato Catarinense. Levando alguns critérios interessantes, concluímos que o Joinville Esporte Clube é o mais vezes campeão catarinense.
Tudo começa no ano de 1924 quando foi fundada a Liga de Desportos Terrestres. Ela começou a organizar competições em FLORIANÓPOLIS com os times da ocasião. Entre as competições promovidas pela Liga, há o tal "campeonato catarinense" com participação única e exclusiva de times de Florianópolis. Na época já existiam Caxias (Joinville) e Marcílio Dias (Itajaí). Nenhum desses clubes do interior participaram do campeonato dito "catarinense"
Mais informações: http://planeta.terra.com.br/esporte/rsssfbrasil/tables/sc1924.htm
http://planeta.terra.com.br/esporte/rsssfbrasil/tables/sc1926.htm
http://planeta.terra.com.br/esporte/rsssfbrasil/tables/sc1927.htm .
Em 1927 é fundada oficialmente a FEDERAÇÃO CATARINENSE DE DESPORTOS e o campeonato de 1927 foi o PRIMEIRO a contar com pelo menos UMA equipe fora de Florianópolis - o Brasil E.C. de Blumenau.
Até meados da década de 1980, a contagem do Campeonato Catarinense sempre começava em 1927 - uma prova pode ser lida no Almanaque Abril 1983, seção Esportes, bem como no Almanaque do Futebol Brasileiro 1996/97.
Contando a partir de 1927 até 2003, temos a quantidade de títulos:
Joinville: 12
Figueirense: 12
Avaí: 11
Mas não fica por aí... em 1942 o Aderbal Ramos fez de tudo pro time dele - Avaí - ser campeão. Foii o único caso de W.O. no Catarinão.
A disputa da final seria Avaí e América F.C (Joinville). Muitos jogadores americanos foram convocados para as Forças Armadas, em virtude da Segunda Guerra Mundial, quando o Brasil ficou em estado de beligerância. Os diretores do América sugeriram MUDAR a data do jogo final após seus atletas serem dispensados do serviço militar obrigatório. Como o Aderbal era avaiano e presidente da Federação Catarinense de Futebol, não acolheu o pedido do América e manteve a data inicial. A informação acima é confirmada no site http://planeta.terra.com.br/esporte/rsssfbrasil/tables/sc1942.htm
"Obs: (em 1942) O Avaí foi declarado campeão. O América esteve impossibilitado de comparecer devido ao grande número de atletas estarem servindo no 13º BC (atual 62º BI) e estarem de sobreaviso, não podendo ausentar-se de Joinville. A Federação não aceitou o pedido do América para alterar a data ou local do jogo."
Como os jogadores americanos haviam sido convocados, não ficaram impedidos de comparacer ao jogo da final e o Avaí foi aclamado campeão catarinense de 1942.
Eta título suado, hein???
O fato ilustra bem de que forma o Avaí foi campeão e como foi amplamente favorecido por decisões arbitrárias da Federação Catarinense de Futebol.
Atualmente os avaianos xingam o presidente Delfim Peixoto da FCF, mas não fazem questão de lembrar que o Aderbal - idolatrado por eles - foi o presidente mais prepotente que a FCF já teve. Chegou até menosprezar o civismo de atletas catarinenses para dar o título ao time de merda avaiano.
Fonte : http://www.geocities.com/antiavai/jec.htm
Êta site bom.

========
Essa informação correu pelas listas de e-mail ontem.

Sem comentários: