quarta-feira, março 12, 2003

Figueirense encara Americano no Scarpelli
Equipe do Rio de Janeiro tem a vantagem do empate

O Figueirense decide nesta quarta, dia 12, no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, o seu futuro na Copa do Brasil. A equipe recebe o também alvinegro Americano (RJ), às 20h30min, em jogo válido pela partida de volta da primeira fase da competição nacional.

Como perdeu o jogo de ida, no dia 19 de fevereiro, em Campos (RJ), por 2 a 1, o Furacão do Estreito precisa da vitória para não ser eliminado. Mas, em função do regulamento da competição, não é qualquer placar positivo que consolida a classificação.

Uma vitória simples, por 1 a 0, por exemplo, é suficiente para levar a equipe à segunda fase. Qualquer outro triunfo por um gol de diferença não confirma a vaga, já que, um gol marcado fora de casa tem peso dois.

Um novo 2 a 1 leva a decisão para a disputa de pênaltis. Já os outros resultados – 3 a 2, 4 a 3 e assim por diante – favorecem o Americano.

Com a classificação às finais do Campeonato Catarinense, o Figueirense também está garantido na Copa do Brasil em 2004, já que os dois finalistas faturam uma vaga no ano que vem.

Para a partida, o Figueira não contará com o meia Fernandes, que atuou no jogo de ida da Copa do Brasil. O artilheiro da temporada – com sete gols – se transferiu para o Hyundai, da Coréia do Sul.

Em contrapartida, o meio Danilo, que está em segundo lugar na lista de goleadores, estará em campo. Ele foi o autor do único gol do Furacão em Campos.

Após os treinos desta terça, o técnico do Figueirense, Vagner Benazzi, teve algumas más notícias. O zagueiro Eloy torceu o tornozelo depois de pisar em falso no gramado e está com uma lesão grave na região, segundo uma radiografia.

Um dos substitutos poderia ser Cléber, que ainda não estreou com a camisa do Figueira. O jogador, porém, não adquiriu condicionamento físico ideal para correr 90 minutos.

André Luiz, que havia sido afastado em função de uma conjuntivite, esteve nesta terça no Orlando Scarpelli e treinou em separado com Benazzi. Ele vai ficar em um quarto isolado na concentração, mas entra em campo como titular, ao lado de Márcio Goiano.

As outras baixas no treino foram o atacante reserva Renato Santiago, que sofreu uma entorse no tornozelo, e o meia Luciano Sorriso, que machucou o ombro, mas poderá entrar em campo.

– O Sorriso volta de suspensão, mas a atuação do Jeovânio contra o Joinville foi muito boa, então vou decidir na hora – explicou Benazzi, em entrevista à rádio CBN/Diário.

O meia Bilu sentiu dores musculares – devido ao esforço causado pela partida disputada no gramado encharcado do Estádio Ernesto Schlemm Sobrinho, em Joinville – e pediu para ser poupado do treino. Mas está confirmado para o jogo contra o Americano.

Já o time de Campos quer esquecer a derrota por 4 a 1 para o Vasco nas semifinais do Carioca. A equipe só precisa de uma empate diante do Figueirense para ficar com a vaga.

O técnico Gaúcho, que vai contar com a volta do atacante Léo Macaé, disse que o time não vai entrar em campo disposto apenas a se defender.

– O Figueirense vai buscar o gol durante os 90 minutos e, por isso, precisaremos de cautela. No entanto, nós utilizaremos a nossa velocidade para vencer – explicou o treinador.

FIGUEIRENSE :
Edson Bastos; Paulo Sérgio, Márcio Goiano, André Luiz e Simplício; Marcinho, Jeovânio (Luciano Sorriso), Bilu e Danilo; Roberto e Jocimar
Técnico: Vágner Benazzi

AMERICANO :
Charles; Anderson, Rogério e Laerte; Chiquinho, Luciano Netter, Baiano, Ronaldo e Marcos Lucas; Léo Macaé e Marcelo (Fabrício)
Técnico: Gaúcho

Arbitragem: Alexandre Lourenço Barreto, auxiliado por Altemir Hausmann e Paulo Ricardo Conceição (trio do RS). Horário: 20h30min. Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis. No ar: A CBN/Diário transmite




Sem comentários: