terça-feira, março 12, 2002

Tribuna da Bahia - 12/3


Vitória pensa na Copa e não comemora Ba-Vi

Em outras circunstâncias, o início da semana seria de muita festa e comemorações no Vitória. Afinal de contas, o clube venceu seu rival por 3 a 0, com show de bola, assumiu a liderança isolada do Campeonato do Nordeste, com 21 pontos, e fechou um ano sem derrotas para o Bahia. Mas amanhã tem jogo no Barradão, e uma dura realidade: ou vence o Figueirense de Santa Catarina por dois gols de diferença, ou é eliminado da Copa do Brasil.
No primeiro jogo contra o Figueirense, em Florianópolis, o Vitória perdeu por 3 a 1. Pelo regulamento da Copa do Brasil, o time baiano tem que vencer seu adversário pela diferença de dois gols para se classificar para a próxima fase da Copa do Brasil e enfrentar o São Paulo, que eliminou o Treze de Campina Grande.
A diretoria do Vitória confirmou a carga de 30 mil ingressos e o valor único de R$ 5,00 para o jogo contra o Figueirense, com a expectativa de que a torcida marque presença e ajude o time a se classificar para a terceira fase da Copa do Brasil. ?Nossa torcida fez a diferença no clássico contra o Bahia, espero que ela repita este apoio no jogo de amanhã no Barradão?, disse o técnico Arturzinho.
O Vitória está pronto, escalado pelo treinador, que mantém rigorosamente o mesmo grupo convocado para o Ba-Vi de domingo passado, o mesmo time e os mesmos reservas. O Departamento Médico garantiu as liberações do centroavante André e do meia Fernando, que foram atendidos após o clássico. Ontem foi folga geral para os titulares, com um treino técnico para os reservas.
A direção do Vitória pediu ao CPC - Comando do Policiamento da Capital, uma apuração rigorosa, inclusive indiciando criminalmente os torcedores que foram presos em flagrante, atirando foguetes, rojões, contra torcedores e conselheiros do clube, que estavam nas cadeiras do estádio Manoel Barradas. Várias pessoas foram feridas, inclusive um garoto de nove anos, atendido de emergência na ambulância.
O Figueirense chegou ontem à tarde a Salvador, ainda sem o time escalado pelo técnico Cabralzinho. Hoje pela manhã os catarinenses fazem um treino físico- técnico num dos campos do CT do Bahia, no Fazendão.

A Tarde - 12/3

Copa do Brasil
Vibração positiva anima time do Vitória

Aproveitar a vibração positiva da goleada de 3x0 sobre o Bahia é a prazerosa missão do Vitória para o duelo decisivo de amanhã, à noite, contra o Figueirense, no Estádio Manoel Barradas, onde estará em jogo uma vaga para a próxima fase da Copa do Brasil.

A direção do clube mantém o preço de R$ 5 para o ingresso de arquibancada e espera que a torcida compareça em massa para incentivar os jogadores. ?Nosso time está correspondendo em campo e, mesmo com o resultado negativo em Florianópolis, acredito que temos condições de reverter a situação?, analisou o dirigente Walter Seijo.

Embora rejeite o ?oba-oba? e retome o tom sério do discurso para destacar a dificuldade que representa o Figueirense, o técnico Arturzinho sabe que uma vitória folgada sobre o principal rival, além de deixar o Barradão imerso em um clima de bom humor, tem o papel decisivo de unir o grupo de jogadores.

Atenção

Arturzinho aproveita o entusiasmo e vai manter o time ofensivo, mas passa sua mensagem de alerta. Ele não quer o Vitória apático como no jogo de ida em Florianópolis. Para ele, a defesa sofreu gols fáceis na derrota de 3x1. O time catarinense vai jogar pelo regulamento, com o objetivo de utilizar a vantagem de poder perder até por um gol de diferença.

O perigo é a defesa voltar a vacilar, pois se o Vitória sofrer um gol, aumenta a responsabilidade para o ataque ampliar a diferença. Neste caso, o Vitória teria de marcar três a fim de forçar a decisão por pênaltis. A classificação no tempo normal, na hipótese de o Figueirense marcar um gol, somente viria com o placar de 4x1 em diante, desde que represente três ou mais de diferença.

A atenção deve ser redobrada nos cruzamentos de bola parada. O Figueirense costuma treinar os escanteios cobrados na primeira trave, onde os zagueiros e meias podem chegar de surpresa e se antecipar aos jogadores de defesa do Vitória. Este tipo de jogada na partida em Florianópolis representou uma lição, refletida na derrota por dois gols de diferença. Do lado de lá estará o zagueiro Carlinhos, um informante para o técnico Cabralzinho por seus conhecimentos de Vitória adquiridos em sua recente passagem pelo Bahia.

Para o atacante André, autor dos dois gols que abriram caminho para a vitória, é preciso esquecer o clássico. ?Não classificamos nem ganhamos nada no Campeonato do Nordeste?, disse. ?Agora é o Figueirense?.

No treino tático de hoje à tarde, Arturzinho vai aprimorar as variações no ataque. Depois do jogo contra o Figueirense, o Vitória recebe a visita do Treze da Paraíba, sábado, pelo Campeonato do Nordeste.

O preparador físico Dudu Fontes se revelou surpreso ontem com a tentativa de agressão por parte do técnico do Bahia, Bobô. Os dois foram expulsos. ?Estava tentando separar os jogadores?, disse. ?Me mantive calmo e apenas segurei a perna dele para me defender?.

Sem comentários: