quarta-feira, fevereiro 06, 2002

Figueira bate Botafogo-PB por 3 a 1 e avança à segunda fase

O Figueirense venceu o Botafogo-PB por 3 a 1 nesta quarta-feira, dia 6, no Estádio Almeidão, em João Pessoa, na estréia na Copa do Brasil. O resultado eliminou o time paraibano. Já o alvinegro catarinense avançou pela primeira vez à segunda fase da competição. Selmir (2) e Sérgio Lobo anotaram para o Figueira, e Helinho descontou para o tricolor da Paraíba.

O Figueirense chegou poucas vezes ao gol do Botafogo no primeiro tempo, mas soube aproveitar bem as chances, com o oportunista Selmir. Foi assim aos 12 minutos, quando o atacante abriu placar ao desviar de cabeça cobrança de falta de Doriva pelo lado direito. Depois do gol, o tricolor paraibano partiu em busca do empate: adiantou a marcação para recuperar a posse de bola no meio-de-campo, só que sem ser contundente no ataque, se limitando a rondar a área alvinegra. Já o Figueira procurou cadenciar o jogo, trocando passes no meio e saindo sobretudo nos contra-ataques.

Mas o gol surgiu de grande jogada individual de Júnior. Aos 21, o meia driblou três, penetrou a área paraibana e chutou cruzado. O arremate saiu fraco e torto, mas Selmir, oportunista, desviou para o fundo das redes e fez seu segundo gol no jogo. A equipe de Toninho Barroso teve a chance de evitar a eliminação direta aos 30. No cruzamento na área, Mala tentou o peixinho, mas sem acertar a bola. O Figueira voltou a ameaçar o goleiro Isaías aos 31, numa jogada invalidada pela marcação de impedimento; e aos 39, com a zaga paraibana desviando para escanteio depois de boa tabela entre Júnior e Doriva. Já o no fiom da etapa, aos 45, Mala tentou encobrir Gustavo, que fez boa defesa, se esticou e tocou para escanteio.

No intervalo, Toninho Barroso trocou Mala por Nélio, ex-Flamengo, e Lelo pelo estreante Roberto Carlos. Em resposta, Cabralzinho tirou Selmir e pôs William, deixando apenas Sérgio Lobo à frente. Mesmo fechado, o Figueira se deu melhor que o Botafogo e fez o terceiro. Aos 10, Júnior arrancou e tocou para William. O meia lançou na esquerda para Sérgio Lobo, que tocou na saída do goleiro. Pouco depois, Helinho entrou no lugar de Nélio, que acabara de entrar - o ex-rubro-negro alegou contusão no tornozelo. Precisando fazer mais dois gols para não ser eliminado, a equipe da Paraíba tentou reagir e chegou a acertar a trave, com André, aos 21.

Mas o Figueira se manteve fechado e reforçou o meio com a entrada de Mabília no lugar de Doriva. O Botofago só conseguiu descontar aos 46, num forte chute de Helinho. Mas não havia mais tempo para uma reação, e o time catarinense avançou pela primeira vez à segunda fase da Copa do Brasil.

Gols: Selmir (F) aos 12 e aos 21 minutos do 1º tempo; Sérgio Lobo (F) aos 10 e Helinho (B) aos 46 do 2º tempo.

Sem comentários: