terça-feira, fevereiro 26, 2002

Copa do Brasil
Figueirense será teste para novo Vitória


Ainda saboreando a goleada de 5x0 que aplicou no Sport Recife, domingo, no Barradão, o Vitória embarca hoje, às 17 horas, com destino a Florianópolis, onde joga amanhã, às 21h45, no Estádio Orlando Scarpelli, contra o Figueirense/SC. Será um ótimo teste para o ataque mais eficiente, até agora, do Campeonato do Nordeste.

A partida será válida pela segunda rodada da Copa do Brasil. Na primeira fase, o Vitória eliminou o Cene/MS, empatando em 0x0 em Campo Grande e aplicando 6x0, no Barradão. O retorno está previsto para quinta- feira, com desembarque na capital baiana às 23 horas.

O árbitro da partida será o gaúcho Leonardo Gaciba e os auxiliares Adriano Wolf e Paulo Conceição, também do Rio Grande. A opção do Vitória é fazer boa partida na casa do adversário e decidir a vaga para a terceira fase no Barradão. Será um bom teste para a equipe rubro-negra, já que o Figueirense é um time bem estruturado, difícil de ser vencido, principalmente quando joga nos seus domínios.

O Vitória nunca enfrentou o Figueirense pela Copa do Brasil. Fazer gols na casa do adversário será essencial para jogar a segunda partida com mais tranqüilidade. Eliminar o adversário é fundamental para os planos do Vitória de chegar à final da Copa do Brasil e conquistar a vaga para a Copa Libertadores da América, destinada para o clube campeão.

Os jogadores que participaram da partida contra o Sport fizeram uma sessão de hidroginástica, ontem, pela manhã, na piscina da concentração. Já os reservas fizeram coletivo contra um time misto formado pelos juniores e outros reservas. Hoje haverá um treino tático, começando, às 9 horas, quando o técnico deve confirmar a mesma equipe que goleou o Sport.

Para Arturzinho, o compromisso com o Figueirense será um jogo típico de 180 minutos. ?Temos de ir lá e trazer um resultado que nos permita jogar no Barradão menos preocupados. Será muito importante fazer gols na casa do adversário e não perder. Para jogos desse tipo, acho melhor formar um time bastante participativo, mais aplicado do que técnico e bem preparado psicologicamente?, explicou o treinador.

Confiança

O Vitória volta a jogar pelo Campeonato do Nordeste, no domingo, dia 3, em Aracaju, contra o Confiança/SE, defendendo a liderança da competição. O rubro-negro tem 15 pontos, e está invicto no Barradão, perdeu dois jogos e não empatou nenhum. O ataque do líder tem ainda o melhor saldo de gols da competição: marcou 17 e sofreu apenas seis.

Para o jogo com o Confiança, o Vitória não vai contar com o zagueiro Marcos, que recebeu o quinto cartão amarelo na partida de domingo, contra o Sport. Será uma grande oportunidade para Marcelo Heleno voltar à equipe principal na competição. Marcelo é um zagueiro que inspira muita confiança à torcida e atua bem pela direita, permitindo que Índio volte à sua posição original, pela esquerda.

Copa do Brasil
Adversário inaugura sistema de iluminação

Florianópolis - O Figueirense inaugura amanhã, na partida contra o Vitória, um moderno
sistema de iluminação para o Estádio Orlando Scarpelli, quatro vezes mais potente que o anterior, graças a uma parceria com duas empresas.

Há 29 anos, no dia 15 de agosto de 1973, o sistema de iluminação anterior também foi inaugurado em um jogo amistoso contra o mesmo Vitória. A direção do Figueirense quer lotar o estádio e baixou de R$ 10 para R$ 5 o preço único dos 18 mil ingressos colocados à venda.

A ?festa da luz?, como o jogo vem sendo chamado, no entanto, não elimina a preocupação do técnico Cabralzinho com o fato de os jogadores não terem tido tempo de se adaptar em apenas um treinamento noturno já realizado. Ele programou o coletivo-apronto para hoje à noite para que eles possam treinar e se acostumar aos novos refletores. A partida de amanhã começa às 21h45. O sistema de parceria que viabilizou a nova iluminação é o conceito básico da estratégia de fortalecimento do Figueirense. O time ganhou uma série de reforços, mediante acordos com Palmeiras, Atlético Paranaense e a empresa CSR, uma sociedade entre os jogadores César Sampaio e Rivaldo. O Figueirense recebe jogadores por empréstimo e em caso de negociar o passe de algum deles, se compromete a repassar metade do valor para o parceiro.

Principais clubes

O plano vem resultando numa série invicta de seis jogos na atual temporada, desde a vitória de 2x1 sobre o Internacional, no dia 3 deste mês. Entre outros resultados expressivos, o time de Florianópolis eliminou o Botafogo, na Paraíba, pela Copa do Brasil, ao marcar dois gols de diferença na casa do adversário, uma vitória por 3x1.

A vitória mais recente foi sobre o Malutrom, por 3x1, domingo, em Florianópolis, pela Copa Sul-Minas, disputada pelos principais clubes de quatro estados.

A assessoria de imprensa do Figueirense informou que não há problema de contusão ou suspensão com os titulares do time. Para enfrentar o Vitória, Cabralzinho deve escalar Gustavo, Paulo Sérgio, André Luís, Márcio Goiano e Renato Peixe; Pires, Marcelinho, Doriva e Júnior; Renato Martins e Selmir.

Sem comentários: