segunda-feira, junho 13, 2011

Algumas lembranças sobre o Futebol da Capital;

(recebi por e-mail e estou publicando sem alterar uma linha)
update: Após algumas discussões, estou editando o texto original, incluindo observações feitas por um amigo, em amarelo.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Verdades do Futebol da Capital QUE A “IMPRENSA AZUL ” ESCONDE será PQ?


Só o Figueira foi tricampeão seguido nos últimos 10 anos. - FATO
Só  o Figueira venceu 6 campeonatos estaduais em 10 anos (99,02,03,04,06 e 08), todos na Era Prisco Paraíso (MAIOR DIRIGENTE DO FUTEBOL DA CAPITAL DE TODOS OS TEMPOS EM TERMOS DE TÍTULOS), compare c/ os 10 anos do Zunino: apenas dois títulos (2009 e 2010). - OK
Só o Figueira foi campeão da Copa SP/ 2008. ( o time do mangue chegou no máximo em terceiro) - OK
Só o Figueira é finalista da Copa do Brasil. ( “eles” tomaram um verdadeiro baile e alguns da imprensa ainda insistem em dizer que tinham condições. É a força da “imprensa azul e a tal rede de televisão que tem o azul em suas cores. -  AQUI COMEÇA, NOS FOMOS FINALISAS E ELES SEMI FINALISTAS E NENHUM DOS DOIS GANHOU NADA, EU NÃO TENHO ORGULHO DISSO...
Só o Figueira ficou 7 anos seguidos na série A. - OK
Só o Figueira tem ex jogadores na seleção principal como André Santos e Henrique, fora o Michel Bastos, que diputou a Copa do Mundo. CERTO MAS ELES TIVERAM O RENAN QUE FOI CONVOCADO QDO ERA JOGADOR DELES (AH MAS ERA DE EMPRESARIO, NÃO INTERESSA, ERA GOLEIRO DO AVAI E FOI CONVOCADO PRA UMA SELEÇÃO PRINCIPAL, COISA QUE NOS NUNCA TIVEMOS)
O Figueira não precisou de 10 anos p/ subir de série!
  - MAS NÓS NÃO SUBIMOS EM CAMPO DA SERIE C PRA B. NÃO FOI CULPA NOSSA MAS ISSO É UM FATO, ELES SUBIRAM EM CAMPO TODAS AS VEZES, A NOSSA DA C PRA B FOI PELO "ATALHO".outra resposta: Quando subimos da C para a B, foi por índice técnico conquistado em campo, se colocaram mais vagas para subir o Fluminense não temos nada com isto, conquistamos em campo. Se não tivessemos indice não subiríamos.

Tanto em 2001 como em 2010 subimos como vice campeão e NÃO NA TERCEIRA COLOCAÇÃO depois de 10 anos!!! Uma “pequena” diferença! ISSO PRA MIM E EXAGERO, SE A REGRA PERMITE, TANTO FAZ SE CHEGAM EM 2, 3 OU 4... A NAO SER QUE FOSSEMOS CAMPEOES, O QUE NAO ACONTECEU. MAS SE TIVESSEMOS SIDO O QUARTO COLOCADO NO ANO PASSADO NAO ESTARIAMOS MENOS FELIZES HOJE POR ISSO.outra resposta:
Quando subimos da B para a A, também foi em campo. O ameba do juiz apitou lateral com gesto de quem termina o jogo, estava perto e ele apontou claramente para  o meio do campo e os apressadinhos invadiram o campo. Fizemos o gol legal.
Quando os azulejentos subiram foi em terceiro lugar, assim também podemos dizer que foi pela janela, pois quando subimos foi em segundo lugar, só subiam dois; alguém mudou a regra, senão eles não subiriam. 
Esta estória de janela é ridícula.
mais uma reposta:

Essa historia que entramos pela janela em tudo é mais uma das mtas mentiras repetidas pela avaianada que "acaba se tornando verdade".
Ficamos em sexto lugar na Serie C de 1999. Por alguma lambança da CBF chamaram mais quatro times para subir pra Serie B em 2000 e queriam que fosse chamado quem: o décimo segundo colocado?


Só o Figueira venceu e convenceu em estádios como Maracanã, Engenhão,São Januário, Mineirão e outros. - NÃO E VERDADE, ELES FIZERAM UMA CAMPANHA NA SERIE A MELHOR DO QUE A NOSSA EM TODOS OS 7 ANOS E FIZERAM BONITO EM VARIOS ESTADIOS DO BRASIL, A MELHOR CAMPANHA DE UM TIME DE SC NA SERIE A E DELES E NAO NOSSA
Na era pontos corridos de 2003 p/ cá veja quantos pontos o Figueira está na frente do time do sul da Ilha que é novato na competição e adora pegar uma lanterna. - OK
Só o Figueira nos últimos 22 anos no estádio Orlando Scarpelli pelo estadual perdeu apenas dois clássicos em 2008, quando tbém vencemos na Ressacada por 3×0 e ainda terminamos como campeão do estado e neste ano de 2011 quando tbém vencemos lá de 1×0 e no final da competição terminamos em terceiro e eles em quarto. SIM MAS POR 2 ANOS SEGUIDOS FOMOS ELIMINADOS POR ELES NO CAMPEONATO CATARINENSE, ISSO NAO E NADA???

Então pergunto pq tanta festa deles? -
Quem tem mais vitórias na Ressacada? - FIGUEIRA
Quem está na frente na tabela da série A? - FIGUEIRA MAS O CAMPEONATO SO ACABA QUANDO TERMINA.
Quem colocou mais público no estadual e continua colocando no brasileiro série A? ISSO E SEMPRE O FIGUEIRA
Quem recorre aos nossos antigos treinadores, dirigentes, jogadores e até técnicos da categoria de base? nós ou eles? então vamos citar alguns: Lula Pereira, Benazzi, Dorival Júnior, jogadores como Marcinho Guerreiro, Rudnei, Rafael Coelho, Roberto, próprio Goiano, dirigentes como Marco Aurélio Cunha, técnico da base Hemersom Maria e todos c/ sucesso no alvinegro, levados p/ lá p/  SALVAR A PÁTRIA DELES! Já estavam falando no Márcio Goiano e contrataram o Alexandre Gallo, tbém ex Figueira e que por sinal foi campeão em 2008 dentro de Criciúma c/ muitos méritos (gozado, a mesma “imprensa azul” que pegava no pé do Gallo agora só faz elogios. NOS JA CONTRATAMOS O DÃO, O ADILSON BATISTA, O CLAUDIOMIR EM 1999, E OUTROS QUE JA PASSARAM POR LA, ISSO E NORMAL, AGORA RECENTEMENTE CONTRATAMOS UM GURI DA BASE DELES, TIRAMOS O GURI DE LA, E ERA O ARTILHEIRO DA BASE DELES - PRA MIM ISSO E EXAGERO.

Então quem copia quem? quem sempre está atrás de quem? não é a toa que pelo mercado público chamam o Avaí de “Day After” do futebol da capital! 
Zunino o HOMEM SEM IDEIAS PRÓPRIAS TA SEMPRE COPIANDO O FIGUEIRA!!! SEJA NAS CADEIRAS, CT, PLACAS, COMEMORAÇÕES, REVISTA, JOGADORES, TÉCNICOS, DIRIGENTES!!!!
O Jec brilhou nos anos 80, o tigre nos anos 90, o Figueira de 99 até 2008, e o Avaí qual foi sua última grande Era? Talvez em 1940, por isso que certos “jornalistas” só falam e valorizam essa época, quando estavamos anos luz atrás no futebol nacional. 
NÃO É A TOA QUE OS ÍDOLOS DELES são o Adolfhinho e o Saulzinho (só faltou D. Pedro I) quando se precisava disputar 6 jogos p/ ser campeão(E AINDA tem um título por WO, em 1942)  ELES JA TIVERAM VARIOS IDOLOS DEPOIS DISSO, ADILSON HELENO, DÃO, FOSSATI, CESAR SILVA, MARQUINHOS, EMERSON E POR AI VAI, NÃO E SO NOS QUE TEMOS IDOLOS.

E ainda tem o fato de eles terem um titulo de campeão brasileiro da serie C, que é uma merda mas nós não temos, estamos limitados aos estaduais. Isso é um fato. 


O que eu quero dizer com isso, que eu creio que nos somos superiores a eles mas a diferença não é tão grande assim, eles também tem seus méritos. E desculpem pelo caps lock era so pra separar bem os comentarios.


= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Vou aproveitar e publicar aqui outro e-mail que recebi essa semana, dirigido ao Sr Roberto Alves/RBS-SC

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Sr. Articulista

Peço sua rotineira compreensão para, aqui na minha santa ingenuidade, depois de relembrar
a substituição de técnico em passado recente, onde a palavra de ordem era "crise", insistentemente repetida,
agora, testemunho mais uma troca, vista com  normalidade e, mais que isso,
com absoluta compreensão e apoio incondicional.
Fico imaginando aqui com meus minúsculos botões, se o Figueirense estivesse
4 rodadas na lanterna; renúncia da diretoria do seu conselho e troca de técnico,
seguramente, seria requisitada a instalação de uma refinaria na Capital para produzir e  distribuir
gasolina aditivada aos torcedores mais suscetíveis a influência nefasta!
Apesar dessa hipocrisia provinciana e amadora, ainda CULTIVO A ESPERANÇA de ver na imprensa esportiva,
um comportamento profissional e imparcial, respeitando, principalmente uma instituição
quase secular, chamada Figueirense. (...)
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = 
Já que este é o post da esculhambação, aí vai mais uma;
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Castiel; o comparador de laranjas e bananas.

Tudo começa com os comparativos de público entre Avaí e Figueirense;
http://wp.clicrbs.com.br/castiel/2011/06/15/as-medias-de-avai-figueirense-e-criciuma/?topo=67,2,18,,,67
Logo no começo do post, ele diz:

"Me cobravam nos comentários o acompanhamento sobre o duelo de torcidas ao longo da Série A. Realmente eu fiz esta provocação. Mas acho injusto com um começo tão ruim do Avaí e um momento bom do Figueira estabelecer a comparação de público. Mais justo seria com os dois em bom momento, ou com os dois em mau momento."

PERGUNTA: Estou enganado ou ano passado, com Figueira na B (mau momento) e Beva na A (bom momento), o Castiel quis porque quis fazer uma comparação de públicos?

Comentários que recebi por e-mail:

1- "Que engraçadinho! Nós jogando com Asa e o diabo, eles com framengus e curintchias da vida, queria fazer comparação. Agora quer esperar o melhor momento? Melhor momento de quem, cara pálida?"


2- "Faz assim ó: diz pra ele dar uma olhada nas médias de publico da Serie B de 2001 quando os times tiveram campanhas muito, mas muito semelhantes (eu diria que até que foi igual) pra ver se a diferença não é a mesma de agora: 60 por 40%.
Abs"

3- "Ele tbem esqueceu de dizer que no jogo seguinte a eliminação deles na CB o publico não chegou a 6000, enquanto no nosso jogo seguinte ao desastre da perda da final da CB tivemos mais de 15 mil pessoas no Scarpelli....
Pouca a diferença......."

4- "Meu Caro Castiel,

Na questão da disputa das torcidas, faça o seguinte então (como bom jornalista e pesquisador que é): compare o público dos clubes, numa situação em que ambos estiveram bem, no mesmo campeonato, e tiveram campanhas praticamente idênticas: Série B de 2001. Os 2 quase chegaram, e por nada, não tivemos Avai e Figueira na série A de 2002.

Não lembro de outro torneio que poderíamos fazer esta comparação melhor que este.
Abraços!
Agora vamos ver se ele libera a publicação." (ps, esse comentário foi liberado no blog do Castiel)


5- "É isso.
Ficamos 7 anos na série A e nunca pensaram em comparar público.
Bastou acontecer o nosso rebaixamento e o acesso deles, para esta mídia
imbecil propor as comparações.
agora estão os dois na série A, mas não vale, porque é preciso o avaí melhorar o rendimento.

Depois vem o depto de atendimento ao cliente do DC me ligar, por duas vezes, ficar longo tempo
tentando fazer eu reativar uma antiga assinatura dizendo que minha opinião é importante,
que a empresa tem interesse no meu perfil de assinante porque eu sou contestador, que
na opinião dos colunistas eles não podem interferir, mas que eu teria acesso direto ao edito de esportes par expor
minha opinião e toda aquela baboseira que a gente sabe que é pra fazer média.

Que fiquem com o Avai que foi o time que eles escolheram.

A minha escolha eu já fiz e passa bem longe dessa porcaria que só me faz mal.
Espero que outro s alvinegros também tenham essa consciência. Já passou da hora"


6- Alguém viu o post e reparou no update:
CASTIEL: "ATUALIZAÇÃO DO POST
A pedido dos blogueiros, refiz as contas dos públicos e realmente a média do Avaí estava errada. É de 3.800. Portanto menos do que estava. Peço desculpas. Como a maioria dos jornalistas, sou péssimo em contas.
"

7- "Péssimo em contas é uma coisa. Isso que ele fez é atestado de imbecilidade, idiotia total. Quem é que não sabe fazer média aritmética de 2 (sim, DOIS) valores? Afinal, são apenas 2 jogos em casa até agora."
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = 
Aí, depois de todas as críticas, inclusive na mail list, ele me saí com essa:
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
http://wp.clicrbs.com.br/castiel/2011/06/17/castiel-vai-tnc-vai-pra-pqp/?topo=67,2,18,,,67
17 de junho de 2011

"Pois é, antes que meu filho fique triste, por meio dos amiguinhos alvinegros ou avaianos que lêem lista de discussões, vou explicar para ele o que acontece.

É que em listas de discussões alvinegras, ou avaianas, ou gremistas, ou coloradas, ou flamenguistas,ou vascaínas ou de qualquer time, a paixão fala mais alto.

Acontece que é comum, em listas de discussões, se acompanhar temas bastante inteligentes e interessantes e, quando eles aparecem até discordando de você, servem de incentivo para você contrapor ou até mudar de opinião, se assim for convencido.

Agora, se alguém fala mal você, manda você “tnc” ou para “pqp”, aí é a falta de convivência com os argumentos, com a educação e com o debate. Isso acontece direto em listas de discussões. Eu de vez em quando sou citado em listas alvinegras e avaianas. Na mesma proporção. Aí eu fico pensando, sou mais avaiano ou mais alvinegro, quem bradou com razão?

Aí eu aproveito para dizer ao meu filho (minha filha ainda não consegue ler) que faz parte da evolução do ser humano saber dialogar dentro da democracia. Que ele não ache isso de mim, porque é simplesmente uma situação normal quando se emite opinião em algo que envolve paixão.

Eu, jamais escreveria isso de alguém por discordar desta pessoa. Mas é da vida.

Aqui o debate é sempre impessoal, respeito a opinião de todos e publico quase tudo, menos quem apela para os pqp e tnc. Ou quem acha que vai denegrir a empresa em que trabalho ou colegas meus no meu espaço, usando de xenofobia ou qualquer outra forma, o que é absolutamente incoerente.
"

Óbviamente foi outra rodada de massacre; mais comentários recebidos por e-mail:

1 - "Se eu fosse Jornalista e visse a RGS trazer esse Restolho do rio grande em detrimento do pesssoal daqui, mudava de profissão."

2- "baita fazedor de média e gosta de criar polemica onde não existe para poder ter "ibope".
Fora isso, não contribui em nada como comentarista esportivo. Muito, mas muito fraco, independente de ter simpatia pelo avae ou pelo Figueirense."

3- "Eu até lia a coluna do Castiel, depois que ele começou com aquela palhaçada de ver quem tinha maior torcida, dar nota para jogadores antes dos clássicos e tal, vi que já tinha caído no lugar comum. Sentou e adorou ficar em cima do muro. Esse é o maior problema, pois o sotaque em nada me incomoda. O melhor jornalista em SC hj é o Renato Igor que é gaúcho e fala como porto alegrense, bem baitola, mas o conteúdo é o q importa.

E com relação à preferência do Castiel, os filhos dele estudam na mesma escola que minha filha e em alguns eventos já conversei com ele e aqui tem simpatia pelo Figueira sim !."

4- "Olha rapazes e meninas, li a coluna do gaycho babaca, os emails de vocês e hoje de manhã tive vontade de mandar esse gayucho FDP do car.... p/ PQP e aproveitar a viagem p/ mandar TNC.

Mas pensei bem e achei melhor manter o bom nível aqui na lista.
Então galera, pensando bem, para manter o bom nível aqui na lista, vou resumir o que eu acho (meninas, fechem os ouvidos, ou melhor, os olhos):
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX (PIP PIPPIP PIP PIP PIP ) !!!."


5- "Pior ainda do que escrever besteira é se fazer de vítima."
 

6- Olha quem me conhece sabe q sou da paz, light e q pago para não brigar...Mas o Castiel tá achando q sou otário?

Sem comentários: