segunda-feira, abril 04, 2011

Avaí 0x1 Figueirense - 03/04/2011

Domingo almoçei na casa de um amigo, e fiquei a espera da carona, o dia estava bonito, sol, céu limpo...


Chegamos na Ressacada por volta das 15h, sem problemas, tivemos que dar a volta no estádio, pois uma amiga estava perdida do outro lado. Não houve incidentes, o meu colega que estava dirigindo estava uniformizado, mas estavamos com os vidros fechados e sem nenhum som. mesmo assim alguns torcedores azuis começaram a dar aqueles tapinhas na lataria. Como saímos logo, pois o transito estava tranquilo, não tivemos problemas.

Obviamente que o momento que estávamos aguardando era o carro de som para comemorar o Aniversário do nosso amigo;







Uma das coisas legais foi que consegui transmitir o Evento do Carro de Som, direto pela internet, para que os amigos de Brasília e do Rio pudessem ver:
Vide vídeo que fizemos durante a transmissão:

O Vídeo completo feito pelo @brito1978 está aqui:

Após a comemoração inciaial;

Depois de iniciada a Festa de aniversário, fomos ao jogo, a Ressacada.

O início do jogo foi normal, o espaço da torcida do Figueirense LOTADO, um monte de sinalizadores sendo usados pela torcida do Avaí, uns 3 ou 4 ali na torcida do Figueira, e toca o barco;



Início do jogo, com os sinalizadores da torcida do Avaí;




E aqui já o jogo em andamento.

O Primeiro tempo terminou 0x0, todo mundo nervoso agoniado, o time jogando bem, mas sem dar nenhum show, até que a torcida Avaiana resolve fazer um show, de fumaça:




Essa brincadeira se deu com 2 minutos do segundo tempo, durou mais de 15 minutos, com os dois times em campo, e logo no reinício da partida:


No segundo chute a gol do lance, REInaldo acertou a gaveta, de primeira, sem a menor chance para o Goleiro Avaiano.


Contando os lances pelo vídeo acima, até o momento do gol, foram 3 lances azuis, e um lance do Figueira. então tivemos o gol no segundo lance alvinegro.
A partir daí, o Avai criou duas chances, o resto foi aquela pressão ineficiente.
O Figueira resistiu a aparente pressão Avaiana e saiu do gramado com a Vitória.

Ok, jogo encerrado, fim de espetáculo.
Errado.
Agora começa a outra parte da novela, que também já havia sido iniciada do lado de fora, mas eu e meus amigos nem sabíamos onde, ficamos todos sabendo depois;

Os torcedores do Figueirense ficaram confinados na Ressacada até que todos os torcedores do Avaí fossem embora, e o estádio ficasse vazio.

Torcedores no setor exatamente ao lado do nosso, insistiam com a PM em parmanecer dentro do estádio, e eu me perguntando pra que ????

Então começa a brincadeira, que resulta nisso:
Vídeo de @brito1978
Pedras são arremessadas de fora da Ressacada em direção a torcida Alvinegra, O Senhor do vídeo foi atingido (óbivo né?) e mais 2 crianças e uma mulher, pelo que eu soube.

E agora vai começar novamente uma ridícula discussão na TV, ou na RBS por conta disso, por conta dos sinalizadores usados no intervalo, por conta das cadeiras danificadas pela torcida do Figueirense. Naquele setor, todos os torcedores ficaram de pé quase o jogo todo, e inevitavelmente acabaram pisando sobre o topo do encosto das cadeiras; Isso eu vi ao meu redor, na parte baixa da arquibancada. Eu mesmo fiquei de pé e experimentei o encosto para verificar a resistência oferecida pela cadeira e averiguar se é uma cadeira de tão boa qualidade quanto a do Scarpelli. A cadeira azul me pareceu extremamente frágil perto da Cadeira do Scarpelli. De qualquer forma, não é pra pisar no encosto, eu testei, mas não danifiquei a cadeira, e inclusive na saida foi recriminando alguns que via sobre o encosto.

Vamos voltar pra questão das pedras ? recolhi alguns textos pela rede:


1 - Notas retiradas de um dos blogs da RBS:

"No rosto
Durante boa parte do primeiro tempo, o Wilson foi incomodado por um torcedor avaiano que estava com uma caneta laser direcionada para o goleiro do Figueirense. Ninguém conseguiu identificar o danado do torcedor.

Vergonha
Deveria ser proibida a entrada de piscas-piscas nos estádios, pois o segundo tempo foi paralisado em função da fumaça proporcionada por alguns desavisados. O pisca-pisca até dá um visual bonito, mas a fumaça incomoda e intoxica. O jogo ficou paralisado por oito preciosos minutos.

Correria
Por volta das 14 horas, em uma casa que fica próxima da entrada da torcida do Figueirense, onde várias pessoas confraternizavam desde o meio-dia, aconteceu o primeiro grande tumulto do clássico. Eram avaianos e alvinegros da mesma família, quando integrantes de uma torcida avaiana tentaram aprontar para cima dos alvinegros. Um policial militar, que estava no local curtindo a festa, dispersou a multidão com um tiro para cima. 

Baderna
Um vidro do ônibus da Insular, que faz a linha do Corredor Sudoeste, nas proximidades do estádio, foi arrancado por torcedores avaianos, que pretendiam ficar com o corpo de fora na chegada à Ressacada. O coletivo foi parado pela PM e todos os ocupantes foram revistados, mas não houve nenhuma detenção. O prejuízo fica todo com a empresa.

Pedrada
Antes do jogo, uma hora depois da abertura dos portões, uma nova confusão foi registrada, desta vez com uma pedra sendo arremessada do lado de fora do estádio e atingindo um torcedor alvinegro, que estava na arquibancada do visitante. O prejuízo foi de dois dentes quebrados e una marca que vai custar a sarar.
"

VARDA: Aqui já se percebe a quantidade de coisas que acontecem e a gente nem fica sabendo.


2 - OUTRO TEXTO que recebi por e-mail:

Ha dez anos que a torcida do Avaí barbariza em SC e ninguém é punido.
Ontem na CBN o RA se questionava: O que fazer mais? Fazemos campanhas, a polícia monta esquemas de segurança, pede-se o respeito e ainda acontecem fatos como estes?
E eu digo mais uma vez. Não fazem tudo o que podem não, porque as autoridades não punem os marginais que infestaram a torcida do Avaí, que diga-se, também tem muita gente boa. A punição severa e exemplar seria a melhor alternativa. Se tivessem feito isto há anos, hoje a situação seria outra.
Onde está o cara que matou o torcedor do JEC em 2006?
Onde estão os bandidos que quebraram e incendiaram as cadeiras do Sacrpelli em 2006? Foram filmados pela TV e fizeram o que? Cadê o MP? cadê a polícia? Alguém pagou por este crime?
Onde estão os caras que mutilaram o torcedor o Criciúma? Estão por aí faceiros, provavelmente no jogo de ontem e,porque não, jogando pedras em inocentes já que mutilar uma pe ssoa não dá nada, a Justiça acha que está tudo bem.
Onde estão os marginais que quebraram baneiros, cameras e cadeiras no Scarpelli no último clássico. Foram filmados,  A Segurança Pública exigiram a colocação de camêras de segurança, pra quê? Provavelmente estavam no jogo de ontem também, ferindo inocentes.

Vou repitir pela milésima vez: Somente quando houver um confronto entre torcidas é que haverá o pedido de extinção das duas maiores organizadas. Por enquanto, ninguém pede a extinção da "quadrilha" deles e eu não entendo porque.


VARDA: Isso é o que vai acontecer, torcedores cada vez mais querendo não ir por conta da violência impune.

3 -  Outro desabafo que li:

Prometi e mim mesmo que ontem foi meu ultimo classico lá no mangue. Não vale a pena correr tantos riscos.
E agora falam em classico de uma torcida só... Mais uma vez seremos(torcedores comuns) serão punidos não podendo assistir os jogos do seu time no campo do adversario, por causa dessa torcida bandida.
E já sei qual vai ser o argumentos dos abutres da imprensa para mais uma vez passar a mão na cabeça desses marginais: não é a torcida do avae; é uma meia duzia de abobado que tem em todo lugar....
Abs


4 - E a resposta do amigo: 

Olha XX, eu fico tremendamente excitado em ir na ressacola assistir ao Figueirense, mas a cena qua aconteceu ontem já é constante e acontece toda vez que tem clássico lá.

A uns 10 anos atrás eu prometi a mim mesmo que não ia mais a jogos na ressacola, pois aconteceu a mesma coisa, a torcida do bva ir para trás da nossa arquibancada jogar pedras na nossa torcida.

Fui com meus filhos que ainda eram pequenos e tive que ficar com eles na minha frente, olhando para trás para ver se não iria ser atingido por pedradas.

Não sei se já estou ficando velho, mas não tenho mais paciencia para aturar este tipo de atitude que é encoberta pela nossa midia, uma verdadeira vergonha.




5 - Informação que recebi por e-mail:

Desta vez as pedras partiram do estacionamento localizado na área interna do estádio. É onde ficam os veículos dos conselheiros e da "elite" da torcida do time do sul da ilha. 

Será que a RBS vai continuar dizendo que são apenas alguns marginais infiltrados.

Até quando este veículo de comunicação vai continuar amenizando os fatos criminosos desta reincidente torcida e depois hipócritamente em seus programas comandados por torcedores travestidos de jornalistas ficam condenando generalizadamente estas barbaridades.


VARDA: Preciso dizer alguma coisa ?

6 - A Nota da RBS no clic, na segunda feira, hoje:

VÍDEO: Torcedor do Figueirense é carregado após ser ferido na Ressacada
Fãs do Furacão foram alvo de pedradas ao término do clássico
Apesar da vitória alvinegra na Ressacada, o clássico não terminou bem para alguns torcedores do Figueirense. Assim que terminou a partida, os fãs do Furacão que ainda estavam nas arquibancadas foram alvos de pedradas, atiradas de fora do estádio. Os projéteis chegaram a atingr e ferir duas crianças, além de um idoso. 

Na manhã desta segunda-feira, um torcedor alvinegro identificado como brito1978, que estava presente no local, publicou um vídeo do ocorrido no YouTube. Confira:

* O clicEsportes ressalta que o vídeo foi gravado e publicado na web por um torcedor de forma independente, sem ligação com nossa equipe.

link: ( vídeo que já mostrei ali acima neste post)
http://www.youtube.com/watch?v=A4G6OUQV5d4&feature=player_embedded


7 - Post do Davinenko:

link:
" Você apedrejaria um amigo ou um parente? Estou certo que não. Logo, a questão não é futebol. A questão é mais complexa, envolve condutas criminosas e assim devem ser tratadas."


8 - Post do site Chuleta Avaiana:

http://chuletaavaiana.blogspot.com/2011/04/vergonha_04.html

"Por muitas vezes nos orgulhamos de dizer que fazemos parte da torcida avaiana, ontem foi um dia daqueles que deixa qualquer torcedor consciente envergonhado das coisas que aconteceram na Ressacada, principalmente depois da partida."

"Isso não é apenas uma fato isolado, aconteceu com o caso da bomba em Criciúma e o ônibus do Joinville, apedrejado na saída da cidade. Lamentavelmente pseudo torcedores avaianos estavam envolvidos nos acontecimentos. O que era para ser apenas um dissabor desportivo tornou-se uma vergonha."

VARDA: Isso é pra mostrar que existe sim Avaiano que não é bundão, não é idiota e sabe que tem gente que faz merda com a mesma camisa que eles usam e torçem.

9 - Vandrei Bion;
http://vandreibion.blogspot.com/2011/04/cadeiras-danificadas.html

"Pelo menos 200 cadeiras da Ressacada estão danificadas no setor onde ficou a torcida do Figueirense. Os assentos não foram quebrados devido à resistência do material. Mas elas estão completamente tortas. Eis aí mais incidente registrado no clássico e que passou longe dos olhos da imprensa."

VARDA: Eu não vou comentar nada do Vandrei Bion, não vale nem o desgaste da letra do meu teclado.


10- Post do Faraco, em março de 2008:

http://blogdorodrigofaraco.blogspot.com/2008/03/o-clssico-e-as-torcidas.html

Vou começar com opinião direto pra não confundir ninguém com alguma tese do que vai se seguir no texto.

EXISTE UM RESOLUÇÃO EM VIGOR E VALE ATÉ O FINAL DO CAMPEONATO - TEM QUE VALER PRO CLÁSSICO DO FINAL DE SEMANA TAMBÉM.

Acontece que o Campeonato é uma baderna. Arbitragens bomba, bomba no estádio, resoluções paliativas, estádios caindo aos pedaços....e por aí vai.

Acho essa resolução das torcidas uma grande mentira. Não funciona. Foi necessária? Foi. Mas aí é outra questão.

Quanto ao clássico, a discussão foi aberta pelo meu amigo CASTIEL, no blog dele. Vai rolar a semana inteira. Lembro que em 2006 abriram pra torcida do Avaí uma exceção no clássico e o jogo acabou com cadeiras queimadas.

Sou contra exceções! Seja qual for o jogo. Os torcedores do Avaí vão querer me matar, os do Figueirense vão me adorar....mas se o clássico fosse na Ressacada, minha opinião seria a mesma e agradaria e desagradaria em sentidos contrários.

Existe uma regra, tem que valer até o final. A exceção pra mim é como o TJD que puniu e depois absolveu.

Meu vídeo do Clássico de Fevereiro de 2008, que eu fui:


VARDA: Esse último foi pra fechar a conta, pois a conversa sobre retirar a torcida visitante já voltou e já está sendo discutida novamente.

Uma pena, preferir tirar o torcedor ao invés de tirar o bandido.

Esse é o nosso país, esse é o nosso futebol, essa é a nossa mídia, são resultados das escolhas que fazemos.

update:

Recebi por e-mail uma pequena listinha de causos; 

Encaminho pequeno "dossiê" sobre os mais recentes atos de vandalismo provocados pela torcida do avai... a imprensa tem muito material para jogar toda essa merda no ventilador... Mas é mais fácil pedir clássico de uma torcida só!!! Onde está o poder público?

Será que a PM tem medo desses marginais?

Bomba seu Ivo


Repercussão nacional – seu Ivo


Bandidos em cima de Onibus – 4 meses atrás


Bandidos em cima de Onibus – 4 anos atrás


Matéria sobre  morte  de torcedor do Joinville


Tiros e confusão Avaí x Joinville 2011


Clássico 2011 – pedras jogadas pela torcida do Avaí




Agora vem o senhor Zunino requerer Jogos de uma torcida só? com que moral ele pede isso?

Zunino recebe homenagem da Torcida Mancha Azul

http://decanhota.blogspot.com/2009/09/uh-uh-uh-zunino-e-mancha-azul.html

http://www3.avai.com.br/noticias/id/990/

Sem comentários: