quinta-feira, abril 26, 2007

Figueirense 2x1 Gama - BRS, vai tomar no **!

Eu vi !!! Eu não só vi, como ajudei para que todos vissem a enorme faixa com os dizeres:
"RBS e Salles Jr.
Respeitem nossos gols."
Na boa torcedor Alvinegro e cocôirmão, ses sabem que a gente tira onde por que tem que tirar, mas não é por isso que vamos encontrar um avaino no metro e vamos matar de tijolada, até por que, em Floripa não tem metro, por que se tivesse.... // brincadeiras a parte, a rivalidade clubística fica entre torcedores normalmente fica nas rodas de amigos e dentro do estádio, mas em Floripa a situação é muito complicada. Até em Porto Alegre, o BERÇO da RBS, a situação é tratada com mais profissionalismo que aqui na terrinha do Guga e da Bruxa Jussara, outra Bevaiana dos Infernos.

Em Floprianópolis, as mídias comandadas pela RBS, a forte filial da Globo no sul do País, faz de tudo para comandar o jornalismo e a cobertura de todo tipo de evento. Quando eu digo mídias, eu não estou brincando, pois é TV, rádio, Internet e jornal. As quatro mídias atualmente exploradas pela maioria dos grandes veículos de comunicação do Brasil e do mundo.

A BRS veem sistematicamente errando e fornacendo informações equivocadas sobre o Figueirense na sua mídia de Internet, o site www.clicrbs.com.br .

A RBS veem sistematicamente apresentando matérias na TV, emissora local RBSTV, dando menos exposição ao um clube que tem sido o mais vitorioso nos últimos anos em SC.

A RBS veem sistematicamente tentando apresentar outro clube como o mais importante de SC, sem ser o que apresenta os resultados mais importantes, em seu veículo impresso, o Jornal Diário Catarinense.

E no rádio a situação é Brochante, pois neste veículo quem comanda a programação é um completo irresponsável. E digo isso, pois se fosse responsável, primava pelo profissionalismo que pede uma rádio que é parte integrante de um grupo que é controlado, no final das contas, pela Rede Globo. E não é o que acontece, vide a narração do gol alvinegro no clássico 380, onde só faltou o narrador chorar ao ver a bola entrando no gol do Avaí. Se fosse a bola entrando em outro lugar, eu até aceitava, mas neste caso, espero que quando isto aconteça, ele não esteja no rádio. O que não era o caso.

- vídeo sobre o gol do clássico 380.
- Nota: O Gol no rádio, deste blog.

Depois do Episódio clássico 380, todo torcedor Alvinegro ficou completamente passado com a postura sempre tomada pela RBS, e o Episódio da brochada, foi a falta de gozada que faltava.

Desde então, estamos estudando uma forma de protesto, e encontramos na exibição de uma faixa, a possível solução para nossa frustração:

Faixa que tentamos exibis no jogo de quarta - feira: Figueirense 2x1 Gama. Orlando Scarpelli.

A faixa foi pendurada no Alambrado por volta das 20:15, axatamente atrás do local onde a faixa está na foto acima. Fizemos essa pose, para mostrar a faixa para os torcedores que já estavão nas arquibancadas, e logo em seguida viramos para amarrar a bendita na grade. Feita a amarração, subimos e começamos a nos preparar para o início do tento. Quem disse que iríamos assistir sossegados ???

Mal começou o jogo e já vimos um segurança do Figueirense se aproximando e começando a retirar a faixa da grade. Neste momento, eu e outro colega da FINET, descemos e fomos averiguar a ocorrência. Ao iniciar a descida, percebemos que vários torcedores começaram a questionar o segurança quanto a nescessidade da retirada da faixa, e impedir a retirada da mesma, pois a maioria deles gostaria de manter a faixa no local, afim de manter o protesto contra a RBS exposto a todos.

Quando nos aproximamos, nos deparamos com a seguinte informação:
A diretoria do Clube pede que não seja exibida nenhuma fiaxa de protesto no estádio.

Até onde apuramos, a ordem da retirada da faixa, veio de um funcionário responsável por aquele setor de arquibancadas do estádio, ou seja: Pode não ser ele a pessoa que decidiu pela não exibição da faixa.

Além disso, acreditamos que: Faixas penduradas no alambrado do estádio, configuram como expressão do próprio Clube, desta forma, uma faixa destas pendurada ali, representaria uma posição do Figueirense, o que não é o caso. A faixa representa apenas, uma posição e uma opinião de torcedores do Figueirense, afirmamos que o Figueirense Futebol Clube a sua diretoria, nada tem a ver com a faixa, seu conteúdo e o protesto.

Atendemos prontamente ao pedido do Clube mais profissional de SC e retiramos a faixa do Alambrado, sem saber se o pedido veio da RBS, do Diretoria, ou foi só o seguimento de normas internas relacionadas a exibição de faixas.

De uma forma ou de outra, foi nos podado o direito a expressão, e não culpamos o Clube por isso, jamais, pois acreditamos que se o clube pudesse daria total liberdade aos seus torcedores para externar suas opiniões em campo. No nosso entendimento existe uma série de fatores comerciais, acordos... contratos... e coisas do gênero que obrigam o Figueirense a controlar sua torcida para que não seja utilizada a mídia TV para divulgar opiniões contrárias aos emissores das notícias. E é aí que a cobra fuma meu caríssimo leitor. Todos os clubes são reféns disto, destes contratos e dessas cláusulas absurdas. É uma forma de renda, mas é uma forma, também, de domesticar a audiência e o torcedor, fora a questão de empurrar goela abaixo a informação conforme lhe convém.

O que interessa nessa história toda é que: no que tange o futebol, é preciso ser muito "pé atrás" com a RBS, pois é sabido que tem ótimos profissionais, eu mesmo conheço alguns profissionais examplares, mas são ofuscados pelo brilho forçado de estrelas completamente podres.

Ficha técnica: Figueirense 2 x 1 Gama
[fonte]

Local: Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC).
Data: 25/04/2007 (quarta-feira).
Horário: 20h30 (de Brasília).
Público: 6.351 (total), 5.995 (pagantes).
Renda: R$ 69.380,00.
Arbitragem : Djalma José Beltrami Teixeira (FIFA/RJ), auxiliado por Aristeu Leonardo Tavares (FIFA/RJ) e Ediney Guerreiro Mascarenhas (RJ).
Cartões amarelos: Edson, Chicão (Figueirense); Schneider, Denis, Ricardo (Gama).
Cartões vermelhos: André Santos (Figueirense); Denis e Nunes (Gama).
Gols: Valdeir, aos 21’/1º tempo (Gama); Ruy, aos 2’/2º tempo, Felipe Santana, aos 27’/2º tempo (Figueirense).

Figueirense
Wilson; Felipe Santana, Vinícius (Pedro) e Edson; Anderson Luiz, Chicão, Carlinhos, Ruy e André Santos; Ramon (Diogo) e Victor Simões.
Técnico: Mário Sérgio.

Gama
Juninho; Schneider, Denis, Cleber Carioca e Rodrigo Ninja (Eder); Léo, Neto Potiguar (Índio), Ricardo Araújo e Valdeir (André Borges); Nunes e Marcelo Uberaba.
Técnico: Wladimir Araújo.

Vejam a galeria de fotos do jogo Figueirense x Gama, divulgada no Clic RBS:


Eu não acredito que uma empresa do ramo da informação como a RBS, que tem fotógrafos profissionais, e inúmeros colaboradores trabalhando num jodo de oitavas de final da Copa do Brasil, conseguem só isso de fotos em 90 minutos.

E pra terminar, veja o nosso vídeo comemorativo desta quarta feira:


ah, e no título desta nota, tem um monte de asteriscos, eu não tive coragem de colocar esse palavrão lá, mas aqui eu completo a frase:

RBS, vai tomar no cú!!!

- E repito, tudo isto é motivado pela falta de profissionalismo dos ditos profissinais esportivos da RBS, não é um protesto relacionado a toda a mídia da RBS, que apresenta ótimas matérias e ótimos profissionais em diversas áreas, vide vários ex-RBS, que acompanhamos, e hoje estão em veículos nacionais da TV Globo.

1 comentário:

Luis disse...

pra variar um banho de informações e detalhes!!

colei a tua explicação e relato sobre a faixa la no orkut pq tinha gente querendo saber do que se tratava...


abração