terça-feira, fevereiro 23, 2010

Imprenssa Local:

Senhor Ewaldo Willerding, Editor de esportes/DC

Tem razão o cronista esportivo Roberto Alves quando registra em sua coluna o amadorismo e a paixão da imprensa joinvilense para com o seu representante. Realmente deplorável o comportamento de radialistas locais, influenciando negativamente a torcida da cidade, fato aliás que se repete sempre quando o adversário é time da capital, revelando um rancor e um desrespeito para com Fpolis. E não é só em Joinville, registre-se.
Entretanto o surprendente, o interessante, o inexplicável ( Ou é bem explicável ! ) é que esse comportamento irracional, até, só é destacado, criticado, deplorado, evidenciado, pela crônica esportiva da capital, com destaque para a RBS, quando o atingido, o "prejudicado" é o AVAÍ e sua torcida. Quando se trata do FIGUEIRENSE, oque ocorre com frequência, atingindo o clube e sua torcida, mormente nos últimos dez anos quando o alvinegro teve a hegemonia no futebol catarinense, conquistando inúmeros títulos ( para desconforto dos aficcionados avaianos ), o comportamento da imprensa esportiva já destacada acima, é o oposto: ou silencia sobre os acontecimentos considerando-os relativamente normais, fruto das circunstâncias do futebol, da paixão etc., ou registra-os em pé de página ( coisa comum quando se trata de assunto alvinegro ), salvo quando a mesma é a atingida pelo preconceito! Não raro, e isso já observei inúmeras vezes, quando envolve torcedores alvinegros e mesmo jogadores, estes é que são responsabilizados, creditando aos mesmos supostas provocações e atitudes inconvenientes, explicando e até justificando o comportamento dos locais- torcedores e/;ou jornalistas.
Os fatos , quando envolvem o AVAÍ, tem sempre outra conotação, outra argumentação; circunstâncias sempre desfavoráveis; árbitros sempre desonestos quando o resultado não favorece; gandulas que incentivam torcida; técnico do outro time que grita com o seu time com bandeira nas costas e outras mais exdrúxulas desculpas.
Esse comportamento, profundamente lamentável, observado em Joinville, traduzido no amadorismo, na parcialidade, na falta de isenção, na paixão incontida dos da casa, e que feriu os brios de nossos cronistas esportivos, é o mesmo que estes ( da capital ), na sua maciça maioria, adotam em relação ao FIGUEIRENSE, seja quando o alvinegro está em destaque, como se viu nos últimos anos, ou quando o momento o desfavorece, situação atual, onde o malho, a torcida contra ainda é maior. Quem sabe até o façam inconscientemente, fruto de sua paixão azul, oque explica mas não justifica !
A verdade é que no episódio de Joinville, frustrados, desiludidos, atônitos, com o resultado, e nas condições em que ocorreu, nossos ( A maioria, se somadas as raposas felpudas !) caros cronistas esportivos PROVARAM DO PRÓPRIO VENENO !
Que sirva de ensinamento para os que se intitulam profissionais !

Paulo Roberto Fagunde de Freitas
Assinante DC
Conselheiro do Figueirense

Sem comentários: